O PRÉ-VESTIBULAR DA UFSC/SED
OFERECE AOS SEUS ALUNOS:
Apostilas exclusivas, vídeos e slides digitais com conteúdos;
Aulas de aprofundamento aos sábados, Inglês e Espanhol;
História e Geografia de Santa Catarina;
Atualidades e conhecimentos gerais;
Aulas de preparação para questões discursivas;
Simulados presenciais e on-line;
Turmas de Extensivo, Semi-extensivo e Intensivo;
Orientação Profissional com piscicólogos especializados;
Atividades anti-ansiedade para os vestibulandos;
Cobertura e correção das provas durante o vestibular;



CONFIRA AS APROVAÇÕES DESDE 2003:

O Pré-vestibular da UFSC/SED


Depoimento do Coordenador

Caros pré-vestibulandos, prazer em recebê-los em mais um ano de estudos! Estamos oferecendo o site do Pré-vestibular da UFSC/SED com informações e conteúdos de estudo para facilitar o aprendizado dos estudantes de vestibulares e do Enem. Aqui você encontrará notícias, comentários, calendário, horários, conteúdos, dicas, vídeos, power point's, depoimentos, materiais e muito mais a respeito do universo dos vestibulares e do Enem. Esta é mais uma iniciativa de inclusão da UFSC, através da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SED), buscando ampliar o maior pré-vestibular público, gratuito e que mais prova no Brasil.

Professor Otávio Auler, idealizador e coordenador do Pré-vestibular da UFSC/SED.


Quem somos

O Pré-vestibular da UFSC/SED foi criado para atender a estudantes que não dispõem de recursos financeiros para frequentar cursos preparatórios para vestibulares e para o Enem. O nosso projeto é composto por uma equipe multidisciplinar de apoio e por professores especialistas em ensino de disciplinas exigidas nos pré-vestibulares públicos e no Enem. Além de ser gratuito, o Pré-vestibular da UFSC/SED busca o desenvolvimento da educação local, da cidadania e o melhor preparo da comunidade para o mercado de trabalho. Desde 2003 atendemos mais de 30 mil alunos. Em 2011, dos alunos do Pré-vestibular da UFSC/SED que fizeram vestibular em instituições públicas de ensino, 72% foi aprovado. O Pré-vestibular da UFSC/SED é oferecido pela UFSC através da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SED).


Pré-vestibular da UFSC através do tempo.

O Pré-vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é um projeto de inclusão social, idealizado pelo professor Otavio Auler, e criado para atender à necessidade de estudantes que não dispõem de recursos financeiros para frequentar cursos preparatórios para vestibulares de universidades públicas e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O Pré-vestibular da UFSC foi criado em 2003 e, até 2008, ficou restrito ao Campus da UFSC em Florianópolis. Em meados de 2008 foi implantado a primeira unidade externa a Florianópolis.

Durante o período compreendido entre 2003 e 2008 o Pré-vestibular da UFSC atendeu cerca de 6.000 estudantes de escolas públicas que apresentavam o perfil do público alvo do projeto. A primeira versão do projeto iniciou com duas turmas de 60 alunos. Destes, 14% conseguiram ingressar na graduação. Em 2004 ocorreu uma segunda edição, ainda piloto, com 200 alunos em turma de 80 alunos de extensivo (com duração de oito meses) e duas turmas de semiextensivo de 60 alunos (com duração de quatro meses). Concluíram o curso 180 alunos, tendo 22% ingressado no Ensino Superior.

O modelo prosseguiu em 2005 com 375 alunos nas turmas de semi e extensivo, obtendo 20% de aprovação nos vestibulares UFSC e Udesc. Já em 2006 foram atendidos 400 alunos, com um índice de aprovação de 22%. No ano de 2007 foram atendidos 485 alunos e, destes, 22% ingressaram na graduação. Em 2008 participaram do projeto 700 alunos com um índice de aprovação de 35%.

Em abril de 2009 foi firmada uma parceria com a Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (SED), buscando atender novos municípios do estado, além das unidades/câmpus da UFSC e, em Florianópolis, no Instituto Estadual de Educação (IEE).

Desta parceria surgiu o Pré-vestibular da UFSC/SED, que possibilitou que mais de 2.500 alunos fossem atendidos no ano de 2009. Deste total, 58% dos que prestaram vestibular obtiveram aprovação em universidades públicas.

Em 2010, mesmo com o crescimento para 19 cidades, a qualidade se manteve ao aprovar 64% de seus estudantes em vestibulares de universidades públicas de Santa Catarina.

Contudo, foi no ano de 2011 que ocorreu a maior expansão já feita no projeto: 29 cidades receberam as 31 unidades do Pré-Vestibular da UFSC/SED, com 3.100 alunos inscritos e obtendo um índice de aprovação de 72% em vestibulares de instituições públicas de ensino superior.

Em 2012 o Pré-vestibular da UFSC atende 3.200 alunos em 29 cidades e 30 unidades de ensino, envolvendo 120 professores, 30 bolsistas, 30 assessores pedagógicos e 10 outros profissionais na coordenação geral e suporte administrativo. Além das aulas com professores capacitados, o curso oferece gratuitamente aos alunos as apostilas e materiais didáticos, além de aulões, aulas de reforço e suporte profissional e de apoio pedagógico.

A proposta do Pré-vestibular da UFSC/SED, oferecido pela Universidade Federal de Santa Catarina através da Pró-Reitoria de Extensão, coordenado pelo Pró-Reitor Edison da Rosa e pela Pró-Reitora Maristela Helena Zimmer Bortolini, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SED), é uma iniciativa única no país. O Pré-vestibular da UFSC/SED é, hoje, o curso pré-vestibular público e gratuito que mais aprova no Brasil.